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A Educação Básica é a primeira etapa da formação escolar de todos os brasileiros e de todas as brasileiras. Abrange a Educação Infantil (0 – 05 anos), a Educação Fundamental (06 -14 anos) e a Educação denominada Média (15 a 17 anos). Somente nos últimos 15 anos temos reconhecido a existência real de uma legislação que articula o conceito de educação básica, uma unidade composta de diversos graus e modalidades da educação formal e escolar, autônomas e seqüenciais. Antes da legislação recente que ora nos rege, centrada no conceito de Educação Básica, a Educação Fundamental era assumida como política focal (07 a 14 anos), com a Educação Infantil excluída da integração institucional do que se definia por básica, e o Ensino Médio era reconhecido como uma etapa de preparação para o Ensino Superior. Essas três dimensões precisam ser superadas: a educação infantil como uma espécie de educação “separada” da Educação Básica, o Ensino Fundamental como foco e o Ensino Médio como trampolim para o mundo do trabalho, para as camadas populares, e como passagem para o Ensino Superior para as camadas médias e para os setores abastados de nossa sociedade.
É preciso que nos apropriemos plenamente do conceito de Educação Básica, como etapa de fundamental importância para a formação humana e para a formação para a cidadania para todos os brasileiros. Entender que uma escola unitária, consensual, com currículos orgânicos e integrados, capaz de oferecer a todas as crianças e adolescentes uma formação humana plena, sobre um currículo polifônico, plurívoco, tanto clássico quanto atualizado, é a maior herança que uma sociedade pode deixar para todos seus cidadãos e cidadãs.
Precisamos universalizar a escola básica a todas as crianças, para todos os adolescentes e jovens de nosso país. Uma escola que se torne a experiência social e cultural mais significativa depois da vida na família, e que integre esta criança, este adolescente e este jovem, como protagonistas e sujeitos, o mundo da Cultura, das Artes, da Ciência, dos Valores, do Conhecimento e das Letras!A CEDUCAMP nasceu para fazer esta prática social tornar-se uma realidade para todas as crianças do Brasil!
Humanizar é para mim um sinônimo de aprender, é a mesma significação de existir, no sentido de que a condição humana é aprendida, não é dada, pronta ou pré-determinada. Não nascemos “homens”, “pessoas”, somos educados, somos feitos, somos de certa forma produzidos para a condição humana. Nesse sentido, a proposta que a CEDUCAMP dissemina pelo Brasil centraliza-se na ideia de Educar como processo de Humanização, isto consiste em gerar condições institucionais e curriculares para projetar na vida de cada criança, de cada adolescente, de cada escola um conjunto de práticas, de idéias, de situações, de atitudes e de proposições fundadas em coordenadas humanizadoras, isto é, como potenciais formas de transmitir e consolidar as dimensões humanas éticas, estéticas e políticas.